
Assim como o travesseiro, a maioria das pessoas não tem consciência da importância de escolher uma boa base para o colchão.
O colchão ou base, além de atuar como suporte (afastado da umidade, poeira ou bactérias), complementa-o, proporcionando firmeza ou, ao contrário, aumentando sua adaptabilidade e flexibilidade.

É por isso que a escolha da base e do colchão andam completamente de mãos dadas, pois, dependendo do tipo de colchão que você possui, você precisará de um tipo de base ou outro.
Aliar um bom colchão a uma base de qualidade é a melhor forma de tirar o máximo partido das suas propriedades e prolongar a sua vida útil. Ao contrário, se combinarmos um bom colchão com uma base ruim, além de limitar seus benefícios, ele acabará se deteriorando com o uso.
Além disso, em alguns casos o suporte também traz um valor agregado, como um espaço de arrumação extra no quarto (no caso de sofás dobráveis) ou ser de grande ajuda para pessoas com problemas de mobilidade (bases de cama articuladas).
Se vai comprar um novo conjunto de colchão e base, recomendamos que, uma vez escolhido o colchão, selecione o colchão de molas ou base que melhor o complementa.
Se não sabe qual colchão escolher, pode consultar o nosso guia de escolha de colchão, onde encontrará tudo o que precisa para poder escolher o tipo que melhor se adapta às suas necessidades.
Caso você já tenha um colchão (ou já saiba qual vai comprar), continue lendo este guia 🙂
Que colchão ou base comprar?
Com a base da cama acontece o mesmo que com o colchão: não existe um tipo específico que se adapte a todos. Para escolhê-lo, devemos certificar-nos de que é capaz de suportar o nosso peso mais o do colchão sem afundar ou deformar, e que se complemente bem com o tipo de colchão escolhido e com as nossas próprias características.

O que é uma estrutura de cama e como ela é diferente de uma base estofada?
Embora muitas pessoas usem esse termo para se referir a qualquer estrutura que seja usada como suporte para o colchão, a palavra estrado define especificamente as estruturas de ripas (anteriormente de tábuas ou malhas metálicas) que servem para esse fim.


Por sua vez, as bases estofadas caracterizam-se por ter uma única prancha de madeira como suporte e, embora ambas compartilhem a mesma função, como veremos mais adiante, cada uma tem suas próprias vantagens e características.

Que é melhor? Base estofada ou colchão?

Como mencionamos, isso dependerá em grande parte de certos fatores pessoais e do tipo de colchão que você possui. Mas, em geral, essas são suas principais características:
Base = estabilidade e firmeza.
Somier = respirabilidade e adaptabilidade.
IMPORTANTE
A base certa deve ser ajustada tanto ao seu colchão quanto às suas características físicas, situação pessoal e hábitos de sono.
Recursos de suporte de colchão
Para tomar a decisão certa, você deve primeiro conhecer suas principais características:
FIRMEZA
FIRMEZA
Capacidade do colchão ou base resistir ao peso do corpo sem afundar.
TRANSPIRAÇÃO
Capacidade do colchão ou base para deixar o ar circular abaixo dela.
ADAPTABILIDADE
Capacidade do colchão ou base para encaixar na forma do corpo e do colchão
MATERIAIS
Funcionários em seu fabricação.
TAMANHO
Tanto o comprimento como a largura, mas também a altura.
CUSTO
Preço de venda + preço de envio.
Seu tipo de colchão
Segundo, você deve levar em consideração as características do tipo de colchão escolhido.
Se você tiver um colchão de molas ensacadas, NÃO poderá escolher um estrado de ripas, pois esse tipo de mola precisa de uma base sólida e estável para funcionar corretamente.
Se, em vez disso, você tiver um com núcleo de espuma, seja HR ou látex, poderá combiná-los sem nenhum problema, pois esse tipo de base aumentará suas propriedades de conforto, adaptabilidade e respirabilidade.
IMPORTANTE
Os colchões de molas e molas contínuas Bonell são os únicos que podem ser combinados sem problemas com qualquer tipo de base.
Em termos de firmeza, os estrados estofados, por serem constituídos por uma placa de madeira rígida, oferecem um suporte muito mais firme e, portanto, são um bom complemento para colchões mais flexíveis e adaptáveis, como colchões viscoelásticos, de látex ou de molas ensacadas, enquanto os estrados de ripas, sendo mais flexíveis, são o contraponto ideal para colchões firmes.
No entanto, quem procura uma cama com alta firmeza pode combinar um colchão duro com uma base estofada, e quem, pelo contrário, prefere um muito flexível, pode combinar, por exemplo, um colchão viscoelástico (mais macio e adaptável) com um estrado de ripas para obter o máximo grau de conforto e adaptabilidade.
Quanto à transpiração, como veremos mais adiante, os colchões de espuma (visco, látex e espuma HR) são menos respiráveis, por isso também é uma boa ideia combiná-los com estrados de ripas.
Isso fará com que a cama acumule menos umidade no inverno e fique mais fresca no verão, o que será decisivo na vida útil do seu colchão (principalmente em áreas úmidas ou quentes).

IMPORTANTE
Se você precisa de respirabilidade sem perder a firmeza, pode usar uma base estofada perfurada (igualmente firme, mas mais respirável).
Seus fatores pessoais
A continuación vamos a ver los factores personales que debes tener en cuenta en cuenta para poder saber el tipo de base que necesitas:
1. Suas características físicas
Seu peso
Se você é corpulento ou está acima do peso, precisará de uma base mais firme capaz de suportar seu peso (assim como o do seu parceiro, no caso de cama de casal) mais o do colchão.
Neste sentido, deve optar por um estrado estofado ou um estrado de ripas com sistema de reforço, especificamente concebido para resistir a pesos pesados e absorver movimentos.


Frio ou quente?
Se estiver quente@ tente escolher uma base que permita uma boa circulação de ar (se puder, melhor base ripada do que a base perfurada) para evitar a acumulação de calor.
Se, por outro lado, você for frio, a base estofada será sempre a melhor opção nesse sentido.

Alergias
Se tem alergia ou sensibilidade ao pó, bactérias ou pelos do seu animal de estimação, é sempre melhor ter um estrado alto, com pernas compridas.
Embora não seja algo tão decisivo, tudo se soma, e a altura vai te ajudar a estar mais longe do chão e com ela da sujeira que costuma se acumular ali.


Problemas de saúde
Se você tem problemas de mobilidade, circulação, coração ou refluxo, uma base de cama articulada é conveniente para você, que incorpora um motor elétrico e um controle que permitirá que você se levante ou mude de posição facilmente com o toque de um botão.

Seus hábitos de sono
Sua posição de dormir
Para dormir na posição correta, o travesseiro deve se adaptar bem à parte superior do nosso corpo com base na posição em que costumamos dormir:
Se você dorme de costas… uma cama firme é conveniente para você, capaz de dar à sua coluna um suporte adequado sem afundar (especialmente se seu peso for alto). Portanto, nesse sentido, uma base estofada sempre será a melhor opção.


Se você dorme de bruços ou de lado… o melhor é um estrado de ripas mais adaptável, que evitará esticar o pescoço quando você estiver de bruços e permitirá que seus ombros e quadris afundem para que sua coluna permaneça reta quando você estiver de bruços. estão do seu lado.

Uso regular ou esporádico?
Se está a pensar comprar um suporte para a cama que usa diariamente, recomendamos que escolha um de maior qualidade, resistente, capaz de suportar o peso e o movimento de forma contínua.
Se, em vez disso, você quiser uma cama de hóspedes ou uma segunda residência, poderá escolher mais uma com menos recursos.
Sua situação pessoal
Seu ambiente
Como mencionamos, se você mora em uma área muito úmida, é de vital importância que você leve em consideração a transpiração, tanto do colchão quanto da base.
A aparência de umidade no colchão pode afetar seriamente sua vida útil, por isso recomendamos que você tenha isso em mente para que depois não se arrependa e acabe trocando antes do tempo.

Se você mora em um clima muito quente e sua cama não permite uma boa circulação de ar, você sofrerá principalmente no verão, portanto, se estiver com calor, também deve escolher uma estrutura de ripas que permita uma melhor ventilação.

Seu orçamento
Hoje em dia existe uma grande oferta de estrados e estrados no mercado espanhol e é possível encontrar verdadeiras pechinchas, mas tendo em conta que um bom estrado (sem a necessidade de lhe dar muita manutenção) durará muito condição de 10 a 15 anos, nossa recomendação é que você escolha o melhor custo-benefício dentro de suas possibilidades.
E para terminar…
Esperamos que esta guía te haya sido de utilidad 🙂
Se você quiser mais detalhes sobre os diferentes tipos de fundação, neste artigo você poderá ver as diferentes opções, bem como suas características.
Na Siestea selecionamos e analisamos os melhores artigos de descanso, por isso, se está a pensar renovar o seu colchão ou base, consulte as nossas comparações:

MELHORES SOMMIERS COM ARRUMAÇÃO 2023: – ANALISAMOS A MELHOR QUALIDADE-PREÇO

MELHORES SOMMIERS ARTICULADOS ELÉTRICOS 2023: APRENDA E ACERTE SUA COMPRA!
Encontre o colchão perfeito
Se você está prestes a reformar seu colchão antigo, mas ainda não tem certeza por qual vai substituí-lo, nos artigos a seguir você encontrará tudo o que precisa saber para escolher o tipo que mais combina com você, além de análises , opiniões e tabelas comparativas dos modelos mais bem avaliados pelos usuários:

MELHORES COLCHÕES VISCOELÁSTICOS 2023 – GUIA DE COMPRA: COMPARAÇÃO E OPINIÕES

COMO ESCOLHER UM COLCHÃO: UM GUIA COMPLETO – COMPRE BEM PARA DESCANSAR MELHOR

COLCHÕES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER – TIPOS, MEDIDAS, MARCAS E DICAS

MELHORES COLCHÕES: ANÁLISE, OPINIÃO E COMPARAÇÃO

MELHORES COLCHÕES BARATOS 2023 – GUIA DE COMPRA OPINIÃO E COMPARAÇÃO
A importância do travesseiro
Escolher o travesseiro certo é tão importante quanto o colchão, pois ele suporta a cabeça e o pescoço, e o descanso e a saúde da coluna dependerão em grande parte dele.
Nestes artigos explicamos tudo o que precisa de saber para escolher o tipo de almofada que necessita e analisamos algumas das melhores do mercado: